Panorama internacional

BRICS: Africa do Sul convoca reunião de emergência para abordar crise humanitária em Gaza

Os líderes dos países do BRICS realizarão uma videoconferência de emergência na manhã desta terça-feira (21) para discutir a situação na Palestina, com foco especial na crise humanitária em Gaza.
Sputnik
A reunião foi convocada pelo presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, que exerce a presidência pro tempore do BRICS. Além do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, também foram convocados os líderes dos novos países integrantes do bloco: Arábia Saudita, Argentina, Egito, Etiópia, Irã e Emirados Árabes Unidos.
Panorama internacional
'Argentina não vai aderir ao BRICS', diz candidata ao Ministério de Relações Exteriores da Argentina
O secretário-geral da ONU, António Guterres, também deve participar da reunião. O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva confirmou participação.
O BRICS foi formado em 2009 e, inicialmente, incluía Brasil, Rússia, Índia e China, expandindo-se pela primeira vez para admitir a África do Sul em 2010. Antes do início da cúpula da África do Sul, mais de 40 países manifestaram interesse em aderir ao BRICS, com 23 solicitando formalmente a adesão. A entrada plena dos novos países deve se efetivar em 1º de janeiro de 2024.
Comentar