O P-8A Poseidon ultrapassou a pista na instalação da Marinha na baía de Kaneohe enquanto pousava, acordo com o porta-voz do Corpo de Fuzileiros Navais, primeiro-sargento Orlando Perez.
Os nove tripulantes do avião conseguiram chegar à costa em segurança, informou o Serviço Médico de Emergência de Honolulu. Os meios de comunicação locais compartilharam fotos e vídeos após a tentativa fracassada de pouso, com o avião espião visto flutuando em águas rasas na baía de Kaneohe.
Até agora, os militares revelaram poucos detalhes sobre o incidente, incluindo a sua causa, e ainda não deram um prazo para o avião ser retirado do mar. De acordo com um meteorologista do Serviço Nacional de Meteorologia de Honolulu, Thomas Vaughan, a visibilidade na área era de cerca de 1,6 km, e o tempo estava nublado e chuvoso no momento do incidente.
O Pentágono nos últimos meses tem passado por uma série de contratempos envolvendo aeronaves militares. Em junho deste ano, 22 soldados norte-americanos ficaram feridos em um acidente de helicóptero no nordeste da Síria.