"A UE se encurralou. Ao longo dos últimos anos, [Josep] Borrell fez várias declarações instigantes, prevendo a vitória de Kiev e falando sobre o papel da União Europeia em sua conquista. Todas elas [declarações] se mostraram infundadas. A Ucrânia perdeu, e a União Europeia não pode fazer nada para mudar esse resultado", disse o especialista.
Na sua opinião, a UE está se destruindo ao continuar a apoiar a Ucrânia.
"Quaisquer princípios que eles tinham, qualquer noção de uma organização baseada em regras, tudo foi atirado pela janela. Agora a [UE] não é nada mais que uma ferramenta de influência para os maiores membros da UE, o que significa que isso já não é a União Europeia, mas uma organização controlada por um punhado de Estados. O perigo é que ele [bloco] corre risco de se tornar irrelevante porque ninguém tolerará tal comportamento", concluiu o especialista.
Diversas mídias ocidentais assinalam que os Estados Unidos e a União Europeia começam a se cansar do conflito ucraniano, enquanto o apoio ao governo de Zelensky está diminuindo. Segundo o canal de TV NBC, as autoridades norte-americanas e europeias já estão discutindo com Kiev as possíveis consequências das negociações de paz com a Rússia.