"O Imphal (projeto 12706), o mais novo destróier da Marinha indiana com mísseis guiados de fabricação nacional, se destacou durante seu primeiro disparo de mísseis BrahMos no mar", disse um representante da Marinha indiana na rede social X (antigo Twitter).
"O primeiro teste de disparo do míssil BrahMos de longo alcance antes do comissionamento do navio destaca o foco contínuo da Marinha indiana na prontidão de combate, na crescente capacidade de construção naval e na confiabilidade garantida de armas e plataformas indianas", de acordo com as palavras do representante.
O terceiro destróier furtivo Imphal (projeto 15B) foi entregue à Marinha indiana em 20 de outubro de 2023.
O destróier com deslocamento de 7.400 toneladas e comprimento total de 164 metros é armado com mísseis superfície-ar de médio alcance, mísseis superfície-superfície BrahMos, torpedos, mísseis antissubmarino e sistemas de artilharia.
A BrahMos Aerospace é uma empresa conjunta entre a Índia e a Rússia, que produz mísseis supersônicos de cruzeiro que podem ser lançados a partir de submarinos, navios de superfície, aeronaves ou plataformas terrestres. A empresa foi fundada em 1998 e tem o nome dos rios Brahmaputra e Moscou.