O Comando Central dos Estados Unidos (Centcom, na sigla em inglês) disse que seu destróier no mar Vermelho, USS Thomas Hudner, abateu diversos drones lançados do Iêmen.
No comunicado emitido hoje (23), o comando diz que há "vários drones de ataque unidirecional lançados" e informa que o navio e a tripulação não sofreram danos ou ferimentos.
Na manhã (horário do Iêmen) de 23 de novembro, o USS Thomas Hudner (DDG 116) abateu vários drones de ataque unidirecional lançados de áreas controladas pelos houthis no Iêmen. Os drones foram abatidos enquanto o navio de guerra dos EUA patrulhava o mar Vermelho. O navio e a tripulação não sofreram danos ou ferimentos.
Anteriormente, no dia 15 deste mês, as forças norte-americanas também abateram outro drone que estava "indo na direção do navio", afirmou o Centcom, conforme noticiado.
Os houthis se declararam parte do "eixo de resistência" e lançaram uma série de drones e mísseis contra Israel desde o início da guerra na Faixa de Gaza. O porta-voz do braço armado do grupo, Yahya Saria, disse que tais operações continuariam "até que a agressão israelense contra o povo palestino em Gaza e na Cisjordânia cesse".
O movimento também alertou que pretende atacar todos os navios ligados a Israel, pedindo a outros países que retirem suas tripulações das embarcações e fiquem longe deles no mar.
"Em vista da brutal agressão israelense-americana à qual a Faixa de Gaza está submetida […], as Forças Armadas do Iêmen anunciam que atacarão todos os navios com bandeira da entidade sionista", disse Saria ao canal Al-Masirah.