Os EUA e as Filipinas estão realizando patrulhas aéreas e marítimas conjuntas no mar do Sul da China, escreve na quarta-feira (22) a agência norte-americana Associated Press.
As Filipinas e os EUA estão realizando patrulhas aéreas conjuntas no mar do Sul da China, sobre o norte de Luzon, perto de Taiwan.
A Força Aérea das Filipinas disse na quarta-feira (22) que suas aeronaves participaram na terça-feira (21) de patrulhas conjuntas nas proximidades de Batanes, a província mais setentrional das Filipinas, que fica a apenas 200 quilômetros de Taiwan.
A 7ª Frota dos EUA comunicou que as patrulhas fazem parte de uma interação "rotineira" americana com seus aliados e parceiros para "preservar uma região livre e aberta do Indo-Pacífico".
ASSISTA: As Forças Armadas das Filipinas e o Comando Indo-Pacífico dos EUA realizaram em 23 de novembro exercícios táticos marítimos como parte da atividade de cooperação marítima de três dias no mar das Filipinas Ocidental.
As patrulhas também incluem as Marinhas dos EUA e das Filipinas.
Durante o anúncio do começo das patrulhas conjuntas, Ferdinand Marcos Jr., presidente das Filipinas, declarou que elas eram "prova de nosso compromisso de reforçar a interoperabilidade de nossas forças militares".
"Por meio de esforços colaborativos, pretendemos aumentar a segurança regional e promover uma parceria perfeita com os Estados Unidos na proteção de nossos interesses compartilhados", disse ele.
As manobras terminam nesta quinta-feira (23).
Questionada sobre as patrulhas, Mao Ning, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, disse que a posição de Pequim foi esclarecida tanto para as Filipinas quanto para os EUA.
"O exercício de patrulha conjunta entre as Filipinas e os EUA não deve prejudicar a soberania territorial e os direitos e interesses marítimos da China", comentou ela.