As perdas de Kiev na direção sul de Donetsk nas últimas 24 horas totalizaram até 140 militares, informou na quinta-feira (23) o serviço de imprensa do Ministério da Defesa da Rússia.
"Na direção sul de Donetsk, as unidades do agrupamento de tropas Vostok [Leste], em cooperação com a aviação do Exército e a artilharia, infligiram danos de fogo aos militares e ao equipamento da 79ª Brigada de Assalto Aerotransportada das Forças Armadas da Ucrânia perto da povoação de Novomikhailovka, na República Popular de Donetsk", comunicou.
O mesmo, disse ele, aconteceu com a 102ª Brigada de Defesa Territorial perto da povoação de Priyutnoe, na região de Zaporozhie, sendo as perdas de material quantificadas em três veículos blindados de transporte de pessoal, quatro carros, um sistema de artilharia M777 e uma peça de artilharia autopropulsada Gvozdika.
Enquanto isso, na direção de Kherson, as tropas ucranianas sofreram até 50 baixas e perderam quatro carros e dois obuseiros Msta-B.
Nas direções de Zaporozhie e Krasny Liman, indica o ministério, foram eliminados até 115 efetivos ucranianos, 24 veículos militares, um obuseiro D-20, sistemas de artilharia autopropulsada M109 produzidos nos EUA, um Krab da Polônia e um Caesar da França. O agrupamento de tropas Tsentr (Centro) participou das ações do front.
Já na direção de Donetsk a Rússia, na República Popular de Donetsk, com ações do agrupamento de tropas Yug (Sul), repeliu duas tentativas de ataque das Forças Armadas da Ucrânia e aniquilou até 280 combatentes adversários, além de oito veículos militares, um obuseiro Msta-B, três D-30 e um canhão Giatsint.
"Foram atingidos um depósito de munição de aviação e um centro de comunicações em um campo de aviação na região de Khmelnitsky, bem como efetivos e equipamentos militares em 112 distritos", detalhou o Ministério da Defesa, acrescentando que foi abatido um helicóptero Mi-8 da Força Aérea da Ucrânia, oito projéteis de lançadores de foguetes Himars e 24 drones na região de Kherson.
No total, durante a realização da operação militar especial, foram destruídos 537 aviões, 255 helicópteros, 9.119 veículos aéreos não tripulados, 442 sistemas de defesa antiaérea, 13.564 tanques e outros veículos blindados de combate, 1.185 lançadores múltiplos de foguetes, 7.163 peças de artilharia de campanha e morteiros e 15.530 unidades de veículos militares especiais ucranianos, resumiu o Ministério da Defesa da Rússia.