Panorama internacional

Aviões de coalizão dos EUA violaram espaço aéreo sírio 6 vezes em 24 horas

A aviação da coligação internacional liderada pelos Estados Unidos violou o espaço aéreo sírio, na área de Al-Tanf, seis vezes em um único dia, conforme anunciado pelo vice-chefe do Centro Russo para a Reconciliação das Partes Combatentes na Síria, o contra-almirante Vadim Kulit.
Sputnik
Segundo ele, incidentes envolveram dois caças F-15 e dois pares de caças Rafale da coalizão. Além disso, foram registradas três violações dos protocolos datados de 9 de dezembro de 2019, relacionadas a voos de veículos aéreos não tripulados que não foram coordenados com o lado russo.
O vice-chefe destacou que, simultaneamente às violações, representantes do Distrito Militar Central russo conduziram duas ações humanitárias em um dia.
A primeira ocorreu na aldeia de Bannan, na província de Aleppo, e a segunda na aldeia de Dilli, na província de Daraa, resultando na entrega de 5,6 toneladas de ajuda humanitária à população local.
Panorama internacional
Bases norte-americanas são atacadas na Síria e no Iraque

Ataques em Idlib e a presença de grupos terroristas

Kulit observou que, nas últimas 24 horas, foram registrados seis ataques às posições das tropas do governo sírio dos grupos Jabhat al-Nusra e Partido Islâmico do Turquestão na zona de Idlib.
Vale ressaltar que, de acordo com decisões do Supremo Tribunal da Rússia, ambos os grupos são reconhecidos como organizações terroristas, com suas atividades proibidas no território euroasiático.
O grupo Jabhat al-Nusra foi reconhecido como uma organização terrorista por decisão de 29 de dezembro de 2014.
Da mesma forma, o Partido Islâmico do Turquestão, anteriormente conhecido como Movimento Islâmico do Uzbequistão, teve suas atividades proibidas na Rússia pela decisão da Suprema Corte em 14 de fevereiro de 2003.
Comentar