As Forças Armadas da Rússia repeliram na última semana 22 ataques das tropas ucranianas na direção de Donetsk, tendo o adversário perdido mais de 1.680 soldados, relatou na sexta-feira (24) o Ministério da Defesa russo.
Segundo ele, os militares russos, que incluem o agrupamento de tropas Yug (Sul), também destruíram 32 veículos militares e 14 peças de artilharia de campanha.
Nas direções de Zaporozhie e de Kherson as Forças Armadas russas eliminaram até 840 soldados do adversário, 12 lanchas e peças de artilharia de campanha. Além disso, foram capturados 39 efetivos ucranianos. Enquanto isso, nas direções de Kupyansk e a sul de Donetsk, área de ação dos agrupamentos de tropas Zapad (Oeste) e Vostok (Leste), foram eliminados cerca de 950 combatentes inimigos, além de 41 veículos militares.
"Na direção de Krasny Liman, as unidades do agrupamento de tropas Tsentr [Centro], apoiadas pela aviação, fogo de artilharia e sistemas de lança-chamas pesados, repeliram dez ataques de grupos de assalto da 5ª Brigada da Guarda Nacional da Ucrânia, da 12ª Brigada de Forças Especiais, da 24ª, 47ª e 67ª Brigadas Mecanizadas das Forças Armadas da Ucrânia", detalhou o Ministério da Defesa.
"As perdas totais das Forças Armadas da Ucrânia foram de mais de 740 militares mortos e feridos, seis veículos blindados de combate, 15 carros e peças de artilharia de campanha", continuou ele.
Os militares russos destruíram 12 lanchas não tripuladas ucranianas que se dirigiam para a Crimeia, continuou o ministério.
Além disso, o relatório semanal indicou que nos últimos sete dias a aviação tático-operacional e as forças de mísseis das Forças Armadas da Rússia destruíram um radar do sistema antiaéreo ucraniano S-300 e dois radares de sistema de contrabateria AN/TPQ-50 fabricado nos EUA, continuou o ministério.
Segundo o órgão militar russo, foram ainda executados com sucesso 31 ataques com drones e armas de precisão contra "a infraestrutura militar, arsenais, locais de armazenamento de munição, de armas e equipamentos militares, bem como locais onde unidades ucranianas, nacionalistas e mercenários estrangeiros estão destacados", inclusive do Batalhão Azov (organização terrorista proibida na Rússia) e da Legião Estrangeira.
"Durante a última semana a defesa antiaérea abateu um avião MiG-29 e um helicóptero Mi-8 da Força Aérea da Ucrânia. Além disso, foram interceptados 15 foguetes dos sistemas lançadores múltiplos de foguetes Himars e Olkha, dois mísseis antinavio Neptun e destruídos 176 veículos aéreos não tripulados", explicou a declaração.
No total, durante a realização da operação militar especial, foram eliminados 537 aviões, 255 helicópteros, 9.165 veículos aéreos não tripulados, 442 sistemas de defesa antiaérea, 13.586 tanques e outros veículos blindados de combate, 1.185 lançadores múltiplos de foguetes, 7.166 peças de artilharia de campanha e morteiros e 15.572 unidades de veículos militares especiais ucranianos, resumiu o Ministério da Defesa da Rússia.