Panorama internacional

Em meio a pedido de defesa aérea, Suíça promete maior apoio à Ucrânia durante visita de presidente

O presidente suíço, Alain Berset, prometeu apoio de longo prazo à Ucrânia em uma reunião com Vladimir Zelensky neste sábado (25) em Kiev, onde também participou de uma cúpula internacional sobre segurança alimentar, disse o governo suíço.
Sputnik
Ao mesmo tempo, Zelensky disse foram discutidas a remoção de minas, propostas de paz e o uso de lucros de ativos russos congelados. Berset acrescentou que a Suíça fornecerá ajuda adicional ao país, enviando mais dez ambulâncias e seis carros de bombeiros para substituir os danificados.

"Nos diálogos com o presidente Vladimir Zelensky, o presidente Berset sublinhou que a Suíça é solidária com a Ucrânia a longo prazo, mesmo em tempos de múltiplas crises simultâneas", afirmou o governo citado pela agência Reuters.

No encontro da cúpula do Grão da Ucrânia, Zelensky pediu mais defesas aéreas "para proteger suas rotas de exportação de grãos, bem como as regiões que fazem fronteira com a Rússia": "Há um déficit de defesa aérea e isso não é segredo", afirmou.
Panorama internacional
Ex-chefe de comitê da OTAN alerta Suíça contra reaproximação com aliança
A Suíça, que tem o princípio da neutralidade incorporado na sua Constituição, impôs, no entanto, sanções à Rússia devido à operação militar na Ucrânia, mas afirma que não há contradição, uma vez que a definição legal de neutralidade significa não favorecer militarmente qualquer parte em conflito.
No entanto, em meados de agosto, a empresa estatal suíça Ruag tentou contornar uma proibição doméstica de fornecimento de armas ao regime de Kiev usando um intermediário alemão, conforme noticiado.
Kiev tem tido problemas para avançar com sua contraofensiva como a redução do envio de armas por parte dos Estados Unidos e o não cumprimento da promessa da União Europeia para o envio de um milhão de projéteis. Só nas últimas 24 horas, a Ucrânia perdeu 290 militares ucranianos e dois caças MiG-29, informou o Ministério da Defesa russo.
Comentar