Panorama internacional

Gazprom bate 2 recordes de fornecimento de gás para a China em 3 dias

A empresa russa registrou recordes de fornecimento de gás à China na quinta-feira (23) e no sábado (25), após ultrapassar as obrigações contratuais diárias de fornecimento de gás várias vezes neste ano.
Sputnik
A Gazprom estabeleceu no sábado (25) outro recorde histórico de fornecimento diário de gás através do gasoduto Power of Siberia (Força da Sibéria) para a China, anunciou a corporação estatal russa.
"Em 25 de novembro, o pedido do lado chinês, o fornecimento de gás russo através do gasoduto Power of Siberia mais uma vez excedeu as obrigações contratuais diárias. A Gazprom forneceu todos os volumes solicitados e estabeleceu um novo recorde histórico de fornecimento diário de gás para a China", disse a Gazprom em um comunicado de domingo (26).
O recorde anterior tinha sido estabelecido na quinta-feira (23), sublinhou a empresa.
Os suprimentos são feitos sob um acordo bilateral de compra e venda de gás de longo prazo entre a Gazprom e a chinesa CNPC. A Gazprom já excedeu as obrigações contratuais diárias de fornecimento de gás pelo gasoduto mais de uma vez em 2023.
Panorama internacional
Putin ratifica acordo com a China para fornecimento de gás através do Extremo Oriente
Os primeiros suprimentos de gás de gasoduto para a China através do gasoduto começaram no final de 2019.
Em 2020 eles totalizaram 4,1 bilhões de metros cúbicos, e em 2021 aumentaram para 10,4 bilhões de metros cúbicos. É planejado aumentar anualmente o volume de suprimentos até atingir a capacidade anual projetada de 38 bilhões de metros cúbicos por ano até 2025.
Além disso, estão sendo desenvolvidos dois outros gasodutos, um do Extremo Oriente russo e outro através da Mongólia. O contrato para a extração de dez bilhões de metros cúbicos por ano já foi assinado para o primeiro, enquanto a segunda rota, com capacidade para 50 bilhões de metros cúbicos por ano, está em desenvolvimento.
Comentar