Na pauta dos encontros, os principais temas tratados foram sobre parcerias nas áreas de energia, infraestrutura e aviação. Vários ministros integram a comitiva, entre eles o da Casa Civil da Presidência da República, Rui Costa, que declarou: "O presidente Lula nos pediu para pôr o pé no acelerador, e nós estamos aqui para isso." Lula chega ao país árabe amanhã e deve ficar até quarta-feira (29), de acordo com a agenda presidencial divulgada pelo Planalto.
Rui Costa e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, estiveram pela manhã com o ministro dos Transportes saudita, Saleh al-Jasser, apresentando projetos de infraestrutura brasileiros, com destaque para as obras do Novo PAC. A Ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL) e a Ferrovia Norte Sul são projetos que podem atrair capital estrangeiro. Outro ponto de destaque foi a aviação.
"O Brasil tem interesse em voos diretos da Arábia Saudita", comunicou Rui Costa frente ao interesse do país árabe de ampliar voos partindo do país.
Rui Costa e Silvio Costa Filho também trataram de oportunidades do setor portuário brasileiro com o diretor de investimentos estratégicos da Red Sea Gateway Terminal (RSGT), Mateo Beneduce. A empresa opera no porto islâmico de Jeddah com terminal de classe mundial.
Com o ministro de Energia, o príncipe Abdulaziz bin Salman, Rui Costa e o ministro de Minas e Energia do Brasil, Alexandre Silveira, conversaram sobre parcerias para a transição energética, a fim de financiar a ampliação da produção de energia eólica e solar no Brasil. Também participaram da agenda representantes da petroquímica saudita SABIC.
Ministro da Casa Civil da Presidência da República do Brasil, Rui Costa em encontro com o ministro dos Transportes, Saleh Al- Jasser. 27 de novembro de 2023
© Foto / Divulgação Casa Civil da Presidência da República
Rui Costa ainda tem prevista uma audiência com o ministro saudita de Investimento, Khalid al-Falih.
A ida de Lula ao país busca incrementar o comércio bilateral com o país saudita que, em 2022, chegou a cerca de US$ 8 bilhões (cerca de R$ 40 bilhões), com destaque para as exportações brasileiras de produtos agrícolas e commodities minerais.
O presidente brasileiro segue então para o Catar na quinta-feira (29) e, em seguida, participa da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP28), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, que começa na sexta-feira (30).