"Foram criados mini-UAVs para diversos fins para o Su-57, que a aeronave pode carregar externamente e no compartimento intrafuselagem", afirmou. "Está previsto que o caça lance vários drones ao mesmo tempo e possa controlar esse grupo de drones."
A fonte acrescentou ainda que "estamos falando de drones de ataque, veículos de reconhecimento e drones de guerra eletrônica". Em particular, os drones lançados em dezenas de unidades pelo grupo Su-57 permitirão que os caças rompam as defesas aéreas inimigas, tanto devido à sobrecarga de seus canais de informação, quanto devido a um ataque concentrado em seus sistemas.
O Su-57 é um caça multifuncional de quinta geração. Foi criado usando tecnologias furtivas e eletrônica avançada. Este veículo de combate é capaz de transportar armas nos compartimentos internos da fuselagem. A aeronave também possui velocidade de cruzeiro supersônica e é capaz de manobrar com altas sobrecargas.
A entrega em série dessas aeronaves começaram em 2022. Como parte do atual programa de armamento do Estado, as Forças Aeroespaciais deverão receber 76 unidades do Su-57 até 2027.