Cedidos de Alagoas e do Acre à Força Nacional, programa federal de cooperação entre os órgãos de polícia brasileiros, os agentes estavam abastecendo uma viatura descaracterizada em um posto de gasolina na rodovia Presidente Dutra.
De acordo com informações dadas pelo site G1, os policiais estavam retornando à base de operações, no Campo dos Afonsos, na Zona Oeste, e entraram no complexo após o GPS traçar uma rota que passava pela comunidade. Eles estavam na rua Fernando Lobo quando foram abordados pelos traficantes.
A Força Nacional está agindo no Rio de Janeiro após um pedido do governador Cláudio Castro (PL) ao Ministério da Justiça. Cerca de 300 homens e mulheres estão operando no estado com 80 viaturas.
Os policiais de outros estados foram orientados a agir em cooperação com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para impedir a entrada de armas e drogas no Rio de Janeiro. Além da Força Nacional, o estado também está sob uma operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) nos aeroportos e portos, sob o comando das Forças Armadas.
Os agentes foram liberados pelos traficantes, que levaram suas pistolas de serviço. A Polícia Militar foi avisada e disse que irá realizar uma operação no Complexo do Chapadão para recuperar as armas.