Países do Mercosul chegaram a um acordo para a criação de uma área de livre-comércio com Cingapura. É o primeiro acordo firmado pelo bloco econômico sul-americano com um país do Sudeste Asiático.
O acordo foi concluído após seis rodadas de negociação, iniciadas em 2019, que se encerraram em julho de 2022, quando foi iniciada a segunda etapa do processo, referente à revisão do acordo. Todo o processo envolveu mais de 100 negociadores do Mercosul e de Cingapura, divididos em diferentes grupos técnicos.
A expectativa é que a área de livre-comércio possa ampliar os fluxos comerciais, dar maior previsibilidade e melhores condições para investimentos entre as partes. Somente em 2021, o intercâmbio comercial entre as partes girou em torno de US$ 7 bilhões (cerca de R$ 34 bilhões).
Os principais produtos exportados para Cingapura por países do Mercosul são produtos avícolas, ferroligas, carne suína e bovina e minerais de ferro. Já os principais produtos importados de Cingapura pelo bloco são inseticidas, circuitos integrados, medicamentos e embarcações.
Líderes do bloco pretendem anunciar oficialmente o acordo na próxima cúpula, marcada para o dia 7 de dezembro, no Rio de Janeiro. Segundo noticiou o g1, o acordo ainda precisa ser ratificado pelos países do bloco para entrar em vigor.