"O projeto de lei federal visa ratificar o acordo entre os governos da Rússia e da China sobre a cooperação no desenvolvimento de uma estação científica lunar internacional. O acordo atende aos interesses da Rússia porque contribuirá para fortalecer a parceria estratégica russo-chinesa e o desenvolvimento da atividade espacial da Rússia", disse Gruzdev.
A construção da estação científica lunar conjunta será realizada em duas etapas, de 2025 a 2035. A estação será composta por vários módulos e representará uma operação não tripulada a longo prazo, com a perspectiva de garantir a presença humana na Lua. A ideia é também realizar trabalhos de investigação científica.
A iniciativa foi anunciada em abril de 2021. Em outubro deste ano, a África do Sul anunciou o interesse de se juntar ao projeto. As agências espaciais chinesa e sul-africana assinaram um memorando de entendimento sobre a cooperação relacionada à estação internacional de pesquisa lunar, o que significaria a participação oficial da África do Sul no programa.