Panorama internacional

OPEP+ deve reduzir produção de petróleo em mais de 1 milhão de barris por dia, diz mídia

A OPEP+ chegou a um acordo preliminar sobre uma redução adicional na produção de petróleo em mais de 1 milhão de barris por dia (mb/d), informou a mídia nesta quarta-feira (29), citando uma fonte da aliança.
Sputnik
De acordo com a Reuters, a reunião da conferência da OPEP começou por volta das 10h00 GMT (07h00, horário de Brasília) e promete cortes mais profundos na produção. Segundo fontes da Sputnik, a reunião do comitê de monitoramento da OPEP+ (Organização dos Países Exportadores de Petróleo e associados) está marcada para começar às 13h30 (10h30), seguida de uma reunião ministerial da aliança.
Os integrantes do grupo petrolífero realizaram reuniões on-line nesta quinta-feira (30) para decidir os níveis de produção de petróleo para 2024, depois de uma rodada original de negociações ter sido adiada para 25 e 26 de novembro.
O atraso teria resultado de um desacordo dentro dos 23 países da OPEP+, especialmente entre os produtores africanos, sobre se deveria haver novos cortes de produção.
Além disso, Moscou e Riad estão retendo 1,3 mb/d da sua produção regular até o final deste ano, sendo 300.000 provenientes da Rússia e o restante da Arábia Saudita.
Em junho, a OPEP+ também concordou em reduzir os seus objetivos globais de produção a partir de janeiro de 2024 em 1,4 mb/d, para uma produção acumulada de 40,46 mb/d.
Panorama internacional
Demanda global de petróleo deve subir para 102 milhões de barris por dia em 2023, diz AIE
Comentar