De acordo com o Ministério da Defesa da Rússia, a nova embarcação é a oitava representante da mais nova classe de navios caça-minas.
As embarcações do Projeto 12700 contam com modernos sistemas de arrasto e drones submarinos, além de serem dotadas do maior casco do mundo feito de fibra de vidro monolítica, o que minimiza os danos ao caça-minas.
"Representantes da equipe de comissionamento do estaleiro, junto com a tripulação do caça-minas e membros do comitê estatal de aceitação, realizaram testes de manobra e velocidade do navio, verificaram o funcionamento de todos os motores, sistemas e componentes, armas e equipamentos de navegação e rádio", informou o MD russo.
Após os testes, a embarcação deverá ser comissionada à frota russa do Báltico e, com suas características de última geração, certamente deixará qualquer adversário com calafrios.
Isso porque os navios desse projeto são destinados ao combate às minas marítimas, sendo capazes de as detectar, tanto nas profundezas quanto na superfície marinha, sem entrar na zona de perigo, usando sistemas de arrasto ou drones submarinos.