"Assim que a Ucrânia começar a usar o F-16, cuja entrega é esperada nos próximos meses, a Rússia, em resposta, muito provavelmente usará seus Su-57", escreve a mídia.
A colunista aponta que os referidos caças multifuncionais russos podem transportar até oito mísseis ar-ar R-77M, e graças à sincronização com os radares em terra, o avião terá uma vantagem sob o F-16 norte-americano.
Os Países Baixos e a Dinamarca foram os primeiros a concordar em fornecer à Ucrânia caças F-16. Casa Branca confirmou que a Ucrânia receberia estes aviões de combate de países terceiros após o treinamento de seus pilotos ser completado. A ministra da Defesa dos Países Baixos, Kajsa Ollongren, havia declarado que eles esperam enviar os primeiros caças F-16 para Kiev em 2024.
O Su-57 é um caça multifuncional russo de quinta geração desenvolvido pela empresa Sukhoi. A aeronave foi projetada para destruir todos os tipos de alvos aéreos, terrestres e navais de superfície. Em agosto de ano passado, Sergei Shoigu, ministro da Defesa da Rússia, elogiou os caças Su-57 por seu excepcional desempenho em combate na Ucrânia.