Panorama internacional

Níger anuncia cancelamento do acordo sobre presença da missão da UE

As novas autoridades do Níger decidiram cancelar antecipadamente o acordo referente à permanência da missão civil da União Europeia (UE), conforme anunciado pelo Ministério das Relações Exteriores.
Sputnik

"O Ministério das Relações Exteriores […] tem a satisfação de informar a rescisão do acordo entre o Níger e a União Europeia sobre o status da Missão de Capacitação da União Europeia [Eucap, no acrônimo em inglês] no Sahel Níger, notificando-a com seis meses de antecedência", destacou o comunicado divulgado pelo Conselho Nacional para a Salvaguarda da Pátria (CNSP) na rede social X (antigo Twitter).

Em julho de 2012, o Conselho da União Europeia aprovou a criação de uma missão civil para combater o crime organizado e o terrorismo na região do Sahel, um corredor de países localizado ao sul do deserto do Saara, que se estende da costa oeste ao leste da África.
O objetivo da missão era capacitar as forças de segurança e fornecer assistência jurídica às agências responsáveis pela aplicação da lei no Níger.
Panorama internacional
Nigéria quer fazer parte do BRICS em até 2 anos: 'Atingimos a maioridade para decidir parcerias'
A liderança da missão estava a cargo da juíza alemã Katja Dominik e contava com aproximadamente 130 funcionários, a maioria proveniente das forças de segurança e dos departamentos de Justiça europeus, permanentemente destacados em Niamey. Em 9 de setembro de 2022, Bruxelas prorrogou pela última vez o mandato da missão, até 30 de setembro de 2024, com um orçamento de 72 milhões de euros (aproximadamente R$ 373 milhões, na cotação da época).
Comentar