Panorama internacional

Bolsonaro na posse de Milei: ex-presidente se reúne com próximo líder da Argentina

Javier Milei e Jair Bolsonaro se cumprimentam durante visita do ex-presidente brasileiro
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se reuniu nesta sexta-feira (8) com o presidente eleito da Argentina, Javier Milei, em um hotel na capital argentina. Bolsonaro viajou ao país da América do Sul para a posse do político ultra-liberal, marcada para o domingo (10).
Sputnik
Os dois tiveram inicialmente um encontro particular e, depois, Milei e Bolsonaro se reuniram com a comitiva de congressistas de direita. Conforme divulgou a CNN, Milei diz que é um orgulho receber a visita de Bolsonaro em Buenos Aires.

"É um orgulho muito grande receber a visita de Bolsonaro, a quem admiro pela luta contra a esquerda internacional", afirmou Milei.

Bolsonaro também elogiou Milei. "Nós conversamos sobre assuntos gerais, e eu vim para cumprimentar o presidente Milei", disse Bolsonaro. "Para nós, brasileiros, interessa ter bons vizinhos."
No encontro, Milei agradeceu ainda o apoio tanto do ex-presidente Mauricio Macri como de Patricia Bullrich, que ficou em terceiro lugar na disputa eleitoral e foi anunciada como ministra da Segurança.
Esta combinação de imagens de arquivo criadas em 20 de novembro de 2023 mostra o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva durante a sessão de boas-vindas no Parlamento português em Lisboa em 25 de abril de 2023
Notícias do Brasil
Ao definir comitiva que vai à posse de Milei, Lula quer enviar recado ao futuro líder, diz mídia
Para que pudesse comparecer à cerimônia, a defesa de Bolsonaro encaminhou uma petição ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na qual informa que o ex-presidente viajaria ao território argentino.
Em maio, o magistrado autorizou a Polícia Federal (PF) a apreender o passaporte de Bolsonaro em operação sobre um suposto esquema de falsificação de dados em cartões de vacinação. Para viajar à Argentina, basta a apresentação de um RG.
O ex-presidente Jair Bolsonaro durante entrevista coletiva após ser ouvido na sede da Polícia Federal (PF). Brasília (DF), 18 de agosto de 2023
Notícias do Brasil
Bolsonaro tem novo recurso contra inelegibilidade negado por Moraes

Quando é a posse de Milei?

A posse de Javier Milei como novo presidente argentino está marcada para domingo (10). O evento contará com a presença de diversos chefes de Estado, a partir das 11h00 (de Brasília), em Buenos Aires.
Os presidentes Luis Lacalle Pou (Uruguai), Santiago Peña (Paraguai), Daniel Noboa (Equador), Gabriel Boric (Chile), Viktor Orbán (Hungria) e Vladimir Zelensky (Ucrânia), além do rei da Espanha, Felipe VI (Espanha), devem comparecer à cerimônia.
Adversário político do ultraliberal Milei, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não comparecerá à posse. O representante brasileiro será Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores. O convite a Lula foi entregue ao governo brasileiro pela futura chanceler Diana Mondino.
Comentar