O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, disse que os Estados Unidos, por apoiar Israel, são responsáveis pelo que está acontecendo na Faixa de Gaza e somente Washington pode ordenar que Tel Aviv pare os ataques. As declarações foram dadas nesta sexta-feira (8), em entrevista à Reuters.
"Os Estados Unidos, que apoiam totalmente Israel, têm total responsabilidade pelo que acontece no enclave. É a única potência que pode ordenar a Israel que pare a guerra e cumpra as suas obrigações, mas, infelizmente, isso não acontece. Os EUA são Israel, são cúmplices", disse Abbas.
Abbas também disse que os palestinos precisam de apoio para retomar a Faixa de Gaza e que o enclave hoje não é o que costumava ser.
Nesta sexta-feira, o Ministério da Saúde de Gaza atualizou o número de mortos e feridos desde a eclosão do conflito entre Israel e o Hamas. De acordo com o porta-voz do órgão, Ashraf al-Qudra, o número de palestinos mortos em decorrência dos bombardeios israelenses contra o enclave, desde o dia 7 de outubro, subiu para 17.487. Já o número de feridos alcançou 46.480.