A fragata Languedoc da Marinha francesa interceptou dois drones disparados em sua direção de uma área controlada pelos houthis no Iêmen no sábado, informou na noite de sábado (9) o Estado-Maior das Forças Armadas da França.
Os dois drones foram lançados de perto de Al-Hudaydah, uma cidade portuária controlada pelos houthis, antes de serem interceptados a cerca de 110 km da costa, disse a Marinha francesa. O primeiro drone foi lançado contra o navio por volta das 22h30, horário de Israel (17h30, no horário de Brasília), enquanto o segundo foi lançado às 12h30, horário de Israel (07h30, no horário de Brasília).
A Languedoc permanecia no oceano Índico desde agosto e recentemente acompanhou o porta-aviões USS Dwight D. Eisenhower da Marinha dos EUA do estreito de Ormuz até o golfo Pérsico.
Ontem, sábado (9), Yahya Saree, porta-voz das Forças Armadas dos houthis, ameaçou atacar qualquer navio que se dirigisse a Israel, independentemente do país a que pertencesse.
"A fim de garantir a segurança da navegação marítima, alertamos todos os navios e empresas contra a negociação com portos israelenses", disse ele.
Nas últimas semanas, os houthis intensificaram seus ataques a embarcações civis e militares no mar Vermelho e no golfo de Áden, garantindo que não parariam de atacar alvos israelenses enquanto a guerra na Faixa de Gaza continuar.