De acordo com a apuração do jornal O Globo, Zelensky pediu para se encontrar com Lula durante a escala que fez em Brasília, na viagem para participar da posse de Javier Milei na Argentina, mas que, segundo fontes do Itamaraty, o pedido foi feito muito em cima da hora – ainda na quinta-feira (7), enquanto a diplomacia brasileira e o próprio Lula estavam envolvidos com a Cúpula do Mercosul, no Rio de Janeiro.
Em uma janela de horário bastante incomum, a chancelaria brasileira enviou para encontrá-lo a secretária de Europa e América do Norte do Itamaraty, Maria Luisa Escorel, enquanto o avião do líder ucraniano fazia uma parada de abastecimento na base aérea de Brasília no sábado (9) à noite.
"É muito raro esse tipo de encontro em base aérea, sem preparação e sem antecedência", disse um diplomata a par do assunto à mídia.
Ainda de acordo com O Globo, Zelensky não detalhou em seu pedido o motivo do encontro com Lula, mas presume-se que ele quisesse discutir a situação na Ucrânia apelando para algum apoio na região.
Os dois presidentes se encontraram em setembro deste ano em Nova York, na ocasião da Assembleia-Geral da ONU (AGNU), depois dos vários desencontros entre os dois líderes entre falas divergentes e falhas de agenda.