As informações foram divulgados pelo Gabinete do Coordenador do Governo de Israel nos Territórios Palestinos. A medida visa intensificar o fornecimento de ajuda humanitária ao enclave.
Na manhã desta segunda-feira, o órgão confirmou o fechamento do posto, sem indicar data de reabertura. "A partir de amanhã, o posto de controle Kerem Shalom abrirá para verificações de segurança de carga de ajuda humanitária de El-Arish (localizada no Egito)."
"Verificações simultâneas nos pontos Kerem Shalom e 'Nitzana' duplicarão a quantidade de ajuda entregue através do posto de controle de Rafah para entrar na Faixa de Gaza", anunciou o gabinete em suas redes sociais.
Atualmente, o posto de controle de Rafah, no Egito, é a única passagem de fronteira para a Faixa de Gaza. Em 1º de novembro, cidadãos estrangeiros conseguiram deixar o local através deste ponto, também utilizado para evacuar feridos do enclave. A ajuda humanitária tem sido direcionada principalmente por meio deste ponto de controle.
O fechamento temporário do posto de controle Kerem Shalom ocorre em meio a tensões renovadas na região, após o ataque com foguetes da Faixa de Gaza a Israel em outubro, que ajudou a desencadear forte repressão israelense, que já matou mais de 17,7 mil palestinos.
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia apelou às partes envolvidas para cessarem as hostilidades, destacando a necessidade de uma solução de "dois Estados" baseada nas fronteiras de 1967, com a criação de um Estado palestino independente e Jerusalém Oriental como sua capital.