Panorama internacional

Premiê polonês recebe voto de desconfiança do Parlamento e será substituído

O primeiro-ministro polônes, Mateusz Morawiecki, recebeu voto de desconfiança por parte do Sejm, câmara baixa do Legislativo da Polônia, nesta segunda-feira (11). Em seu lugar, o presidente Andrzej Duda deve proclamar o líder da oposição, Donald Tusk, como premiê.
Sputnik
A movimentação política já era esperada, uma vez que o partido de Morawiecki, o conservador Lei e Justiça (PiS, na sigla em polonês), não conseguiu obter votos suficientes nas eleições de 15 de outubro. Dos 460 assentos do Sejm, o PiS alcançou apenas 194. Já a coalização de oposição, Coalizão Cívica, cuja plataforma prevê uma maior integração com a União Europeia, conseguiu eleger 298 deputados.
Com isso, o caminho está aberto para o retorno de Donald Tusk, que já atuou como primeiro-ministro da Polônia entre 2007 e 2014, e foi presidente do Conselho Europeu entre 2014 e 2019. É esperado que Tusk assuma o posto já na próxima quarta-feira (13).
O fim do governo de Morawiecki representa o encerramento de oito anos de governo do PiS, que pregou a defesa da cultura e da soberania polonesa frente influências estrangeiras. Tusk foi um ferrenho crítico das políticas de seu rival, alegando que ele isolou Varsóvia do restante da comunidade europeia.
Panorama internacional
Polônia corre risco de sair da UE, diz ex-chefe do Conselho Europeu
Comentar