Durante o seu discurso na conferência Association of Old Crows (Associação dos Corvos Velhos, em português), Glavy disse que o espaço é um domínio que os militares dos EUA precisam ganhar se quiserem competir em guerras futuras.
"O espaço é a capacidade mais resiliente que temos", disse Glavy. "Estou dizendo a vocês agora: se não ganhamos o domínio do espaço? Nem vale a pena tentar."
Glavy é o vice-comandante para informações do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA e anteriormente liderou o Comando Espacial das Forças do Corpo de Fuzileiros Navais.
Atualmente, as tecnologias militares baseadas no espaço incluem satélites espiões, retransmissores de comunicação e auxílios à navegação usados pelos militares em todos os outros domínios.
O domínio dos EUA sobre o espaço tem sido desafiado nos últimos anos, com vários países, incluindo China, Rússia, Índia e outros, todos lançando missões cientificamente significativas em 2023.
Em 2007 a China destruiu seu próprio satélite meteorológico em um teste antissatélite de ascensão direta, apenas o terceiro país a fazê-lo. Tanto os Estados Unidos quanto a União Soviética realizaram testes semelhantes na década de 1980.