Panorama internacional

Diplomata russo: EUA não têm chances de preservar o antiquado mundo unipolar

Os EUA não têm chance de manter o antiquado mundo unipolar com eles mesmos no comando, declarou o representante da Rússia nas organizações internacionais em Viena, Mikhail Ulianov.
Sputnik
O representante da Rússia escreveu em seu canal de Telegram que Washington não aceita um mundo multipolar que está "se tornando cada vez mais" uma realidade, e tenta manter o conceito obsoleto e antidemocrático em que os EUA são o único polo. No entanto, são poucas as chances de o mundo unipolar se manter.

"EUA têm todas as razões para continuar sendo um polo importante de um mundo novo, mais democrático e multipolar. Quanto mais cedo Washington aceitar isso, melhor será para manter pelo menos o nível atual de estabilidade nos assuntos internacionais", disse Ulianov.

Recentemente, o professor Anton Fedyashin, em um artigo para a revista The National Interest, escreveu que as políticas de "moralização" dos EUA levaram ao declínio de sua influência.
Panorama internacional
'Mudança tectônica': professor indica por que os EUA estão perdendo seu status hegemônico
"Depois de 2014, a crise ucraniana intensificou e exacerbou todos os problemas da política externa dos EUA e, como resultado, os Estados Unidos não estão apenas perdendo seu status geopolítico hegemônico, mas também cometem erros na luta contra o seu declínio", observou o professor.
O presidente russo, Vladimir Putin, tem repetidamente enfatizado que a hegemonia do Ocidente está chegando ao fim, enquanto a ordem mundial multipolar será inevitavelmente fortalecida.
Comentar