As Forças de Defesa de Israel (FDI) sofreram suas maiores perdas em um único dia em mais de um mês, anunciaram na quarta-feira (13) as autoridades israelenses.
As dez baixas aconteceram durante uma emboscada do Hamas, que inclusive eliminou o coronel Itzhak Ben Basat, de 44 anos, escreve o jornal israelense The Times of Israel. Muitos deles foram atacados no distrito de Shejaia, na cidade de Gaza, quando tentavam resgatar outro grupo de soldados, de acordo com a agência britânica Reuters.
Trata-se da pior perda em um único dia para as FDI desde 31 de outubro, quando foram mortos 15 soldados israelenses.
O Hamas se orgulhou da notícia, dizendo que elas demonstravam a incapacidade de Israel de colocar Gaza de joelhos.
"Quanto mais tempo vocês permanecerem lá, maior será a conta de suas mortes e perdas, e vocês sairão dela carregando a cauda da decepção e da perda, se Deus quiser", disse o Hamas.
Os combates ferozes continuaram durante todo o dia no norte e no sul de Gaza. Aviões de guerra israelenses realizaram bombardeios por toda a Faixa de Gaza, continuando uma campanha de semanas.
Mais de 18.000 palestinos perderam a vida na Faixa de Gaza desde 7 de outubro, quando Hamas executou uma violenta incursão militar no território de Israel. Enquanto isso, quase 1.400 israelenses foram aniquilados desde que o conflito começou, a grande maioria no começo dele. Há também dezenas de milhares de feridos, capturados e desaparecidos dos dois lados desde então.