Atualmente a ANP é governada pela Organização para a Libertação da Palestina (OLP), frente unida de diferentes partidos palestinos. A OLP e o Hamas estavam com as relações cortadas desde junho de 2007, quando, após a OLP contestar os resultados das eleições parlamentares em Gaza, seus membros foram expulsos da região pelo Hamas.
Segundo Abbas, a OLP "captou sinais do Hamas sobre sua disponibilidade para o diálogo".
"O presidente Mahmoud Abbas me pediu para entrar em contato com o Hamas. Haverá uma ligação com os líderes do Hamas nesta noite", disse Azzam al-Ahmad, membro do comitê executivo da OLP, ao canal de TV Al Arabiya.
Segundo o político, os representantes da OLP estão "prontos para realizar uma reunião imediata no Cairo com os líderes do Hamas".
"Nossa porta está aberta, e não colocamos condições para o contato com o Hamas… Nos agarraremos a qualquer vislumbre de esperança para unir as fileiras palestinas", disse.
Se o restabelecimento do contato entre o Hamas e a OLP se concretizar, isso será, segundo analistas, uma grande derrota política para o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyanhu, que, durante todos os anos de seu governo, se esforçou para aprofundar as divisões internas dos palestinos.