As Forças Armadas da Rússia realizaram 40 ataques a instalações militares ucranianas com mísseis e drones durante a semana, comunicou na sexta-feira (15) o Ministério da Defesa russo.
"No período de 9 a 15 de dezembro, as Forças Armadas da Federação da Rússia realizaram 40 ataques de grupo com armas de alta precisão e veículos aéreos não tripulados em infraestrutura de aeródromos militares, arsenais, locais de armazenamento de munição de artilharia, armas e equipamentos militares do inimigo", disse.
"Além disso, foram atingidos locais de posicionamento de unidades das Forças Armadas da Ucrânia, da formação nacionalista Azov [reconhecida como terrorista na Rússia] e da Legião Estrangeira. Todos os objetivos designados foram atingidos", continuou ele.
Nas direções de Kherson e Donetsk, na região de Kherson e na República Popular de Donetsk (RPD), as forças da Ucrânia perderam às mãos das tropas russas, que incluíam unidades do agrupamento de tropas Yug (Sul), cerca de 1.870 efetivos, além de equipamentos, entre as quais 17 barcos e 49 veículos militares. Foram ainda repelidos 49 ataques pelo agrupamento Yug.
Nas direções de Kupyansk e Krasny Liman, na região de Carcóvia e na RPD, onde participaram os agrupamentos de tropas Zapad (Oeste) e Tsentr (Centro), o inimigo perdeu cerca de 1.525 soldados, além de 52 veículos militares e cinco sistemas de artilharia de campanha.
Por sua vez, nas direções de Zaporozhie e a sul de Donetsk, na região de Zaporozhie e na RPD, as baixas ucranianas totalizaram cerca de 935 combatentes, além de veículos militares e sistemas de artilharia. O agrupamento de tropas Vostok (Leste) participou das operações, e as forças russas repeliram um total de dez ataques nestas direções.