"Tornado-G é uma modificação profunda do sistema Grad, o alcance de disparo também é de cerca de 20 quilômetros, mas o nível de precisão e automação são significativamente maiores. Há capacidades de automação na pontaria, na introdução de coordenadas, o que permite direcionar os projéteis contra o alvo com mais precisão. Além disso, os procedimentos de municiamento foram parcialmente automatizados e simplificados", disse o especialista.
De acordo com Knutov, este é um veículo que é muito mais prático e eficiente do que os antigos sistemas Grad, tanto em termos de poder de fogo como de precisão de ataque.
Em meados de novembro, a corporação estatal Rostec informou que o Ministério da Defesa da Rússia recebeu parte dos novos lançadores múltiplos de foguetes Tornado-G e Tornado-S.
Conforme a corporação, o lançador Tornado-G tem um calibre de 122 milímetros e é usado para destruir baterias de artilharia e morteiros, além de sistemas de defesa antiaérea, alvos atrás da linha inimiga, destacamentos de pessoal e equipamentos militares.