Moscou lamentou nesta sexta-feira (15) a decisão de Helsinque de assinar documentos que passam a permitir o acesso dos Estados Unidos a bases militares no país, disse o porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov.
"Isso certamente levará [ao aumento da tensão com a Rússia]. E só podemos lamentar nesse sentido, porque tínhamos realmente excelentes relações com a Finlândia, […] ninguém ameaçava ninguém, não houve problemas, não houve reclamações mútuas, ninguém violou os interesses do outro, houve respeito mútuo", disse Peskov a jornalistas.
Na quinta-feira (14), foi noticiado que o governo finlandês decidiu assinar um Acordo de Cooperação em Defesa (DCA, na sigla em inglês) com Washington.
Os militares norte-americanos terão acesso a 15 instalações militares na Finlândia, incluindo bases aéreas e navais, guarnições, campos de treino, armazéns e quartéis da guarda de fronteira.
Ao mesmo tempo, o DCA permitirá que as forças estadunidenses acomodem equipamentos, suprimentos e materiais de defesa no país nórdico, assim como liberará a entrada e circulação de aeronaves, navios e veículos dos EUA.