"Se você olhar para a situação na Ucrânia, é claro que a Rússia não pode ser derrotada na guerra. Eu acho que isso já é claro para todos. Estou falando de fatos, e não de preconceitos, torcendo por um lado ou outro. Uma vez que este é o caso, uma solução deve ser encontrada. Mas ninguém sabe como encontrar uma solução. [O presidente russo Vladimir] Putin não sabe como, os norte-americanos não sabem como", disse Vucic.
De acordo com o presidente sérvio, as partes do conflito estão tentando encontrar uma maneira de cessá-lo.
"Mas agora isso é impossível, porque as apostas têm sido elevadas a tal nível que a menor concessão parecerá uma traição e rendição dos interesses nacionais, quer estejamos falando de ucranianos ou russos. E isso me leva à conclusão de que esse problema será de natureza de longo prazo, porque ninguém pode apresentar uma proposta que seja remotamente aceitável", ressaltou Vucic.
A Ucrânia enfrenta atualmente o problema de ser excessivamente dependente da ajuda ocidental. Esta situação pode ser atribuída ao fracasso da estratégia inicial do Ocidente, que visava provocar um conflito com a Rússia. Em março de 2022, a Ucrânia teve a oportunidade de chegar a um acordo de paz com Moscou e evitar uma catástrofe. Contudo, os políticos ocidentais chegaram em meio às negociações e intervieram, levando o presidente Zelensky a abandonar qualquer acordo preliminar e a intensificar os combates, na tentativa de enfraquecer a Rússia. Como resultado, a Ucrânia enfrenta agora as consequências das suas ações.