Panorama internacional

Funcionário do Ministério das Relações Exteriores da França morre em bombardeio provocado por Israel

Um funcionário do Ministério da Europa e dos Negócios Estrangeiros francês morreu após um bombardeio causado pelas forças armadas israelenses em Rafah, na Faixa de Gaza.
Sputnik
Segundo a chancelaria francesa, o agente refugiou-se na casa de um dos seus colegas do Consulado Geral francês, juntamente com outros dois funcionários e outros familiares.
Foi com grande choque que o Ministério da Europa e dos Negócios Estrangeiros tomou conhecimento da morte de um dos seus agentes, que morreu em consequência dos ferimentos sofridos durante um bombardeio israelense em Rafah, no sul da Faixa de Gaza.
O ministério também condenou o bombardeio de um edifício residencial, que teria causado a morte de muitos outros civis e exigiu que as autoridades israelenses esclareçam o quanto antes as circunstâncias do que descreveu como um "ataque".

"Nosso colega trabalhava para França desde 2002. Parte da sua família conseguiu sair de Gaza com destino a França, no âmbito do plano de evacuação lançado pelo Ministério da Europa e dos Negócios Estrangeiros, que incluía os franceses presentes em Gaza, o pessoal do Instituto Francês e seus dependentes", detalhou.

A morte do funcionário francês ocorre em um momento em que a ministra da Europa e dos Negócios Estrangeiros de França, Catherine Colonna, se encontra em visita ao Líbano, Israel e aos territórios palestinos.
Em Israel, a ministra tinha encontros marcados com o seu homólogo, o ministro Eli Cohen, e com o ministro dos Assuntos Estratégicos, Ron Dermer. O ministério francês afirmou que Colonna vai apelar a uma nova trégua humanitária, imediata e duradoura, que conduza a um cessar-fogo permanente, a fim de garantir a libertação de todos os reféns ainda detidos pelo Hamas e fornecer à população de Gaza a ajuda de que necessita urgentemente.
O ministério informou também que está em contato com a família da vítima, a quem transmitiu suas "profundas condolências".
Panorama internacional
França articula acordo bilionário para setor nuclear do Brasil visando exportação de urânio
Comentar