A cerimônia de lançamento marcou a conclusão da construção principal, já que o navio de assalto foi retirado da doca seca e colocado no cais de equipamento para o trabalho restante.
O novo navio ainda não foi oficialmente inaugurado e não há informações sobre sua data de conclusão. As autoridades chinesas tendem a manter em segredo os detalhes dos avanços em equipamentos militares até que os anúncios oficiais sejam feitos.
Até a data, a Marinha do Exército de Libertação Popular (ELP, na sigla em inglês) opera três navios de assalto desta classe. O navio principal, o Hainan, faz parte da Frota do Mar do Sul. O primeiro e o segundo navios da série, o Guangxi e o Anhui, estão em serviço com a Frota do Mar da China Oriental.
Marinha do Exército de Libertação Popular da China lançou hoje o 4º porta-helicópteros Type 075.
Os navios de assalto anfíbios foram desenvolvidos inteiramente por projetistas chineses. Em termos de tamanho, os navios de assalto são comparáveis aos homólogos americanos, tais como as classes Tarawa, Wasp e America.
O comissionamento do novo navio, que aumentará o poder de combate da Marinha do ELP, ocorre em meio à escalada renovada de tensões no mar do Sul da China sobre disputas marítimas entre o Vietnã e a China.
Em um esforço para combater a chamada "influência chinesa", os EUA se envolveram com o Vietnã através de acordos comerciais e militares, incluindo uma visita de um porta-aviões dos EUA. Isso levou Pequim, por sua vez, a acusar Washington de provocar tensões sobre Taiwan e o mar do Sul da China.