Panorama internacional

Alemanha anuncia o maior envio de tropas de sua história recente para perto da fronteira da Rússia

Boris Pistorius (à esquerda) e Arvydas Anusauskas (à direita) em coletiva para anunciar o plano de mobilização de tropas alemãs, em Vilnius. Lituânia, 18 de dezembro de 2023
Berlim enviará 5 mil militares para a fronteira da Lituânia com Belarus, um dos principais aliados de Moscou, que faz fronteira com a região de Kaliningrado, o enclave mais ocidental da Rússia.
Sputnik
Os governos da Alemanha e da Lituânia anunciaram nesta segunda-feira (18) um esboço do que será o maior envio de tropas alemãs em solo estrangeiro da história moderna.
O plano estabelece que uma brigada de 5 mil militares alemães ficará estacionada a menos de 20 quilômetros da fronteira da Lituânia com Belarus, um dos principais aliados de Moscou, que faz fronteira com a região de Kaliningrado, o enclave mais ocidental da Rússia. Dos 5 mil militares, serão 4.800 soldados e 200 especialistas.
Com o plano, Berlim, que já lidera uma força multinacional da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) na Lituânia, vai aumentar sua presença militar no país báltico. O acordo foi selado durante a visita do ministro da Defesa alemão, Boris Pistorius, à Lituânia, onde se encontrou com seu homólogo lituano, Arvydas Anusauskas, na capital Vilnius.
Bandeiras da União Europeia na fachada da embaixada da Dinamarca em Moscou.
Operação militar especial russa
União Europeia aprova 12º pacote de sanções contra Rússia, diz comunicado
A maior parte das tropas alemãs ficará baseada no campo de treinamento de Rudninkai, localizado no sudoeste do país, próximo à fronteira com Belarus. O restante será hospedado em uma área militar perto da vila de Rukla, onde a Alemanha mantém o grupo de batalha Presença Avançada Reforçada (eFP, na sigla em inglês), composto por tropas da OTAN desde 2017.
A OTAN afirmou que a presença do grupo em Rukla foi uma consequência da decisão da Crimeia de voltar a se juntar à Rússia. Por sua vez, Moscou considera a movimentação das tropas da OTAN próxima à fronteira da Rússia como uma ameaça à segurança nacional do país.
O envio de tropas alemãs para a Lituânia é recebido com ceticismo na Alemanha. Recentemente, o parlamentar alemão Johann Wadenphul afirmou que se um conflito eclodisse hoje, o Exército alemão esgotaria suas munições em dois dias. A Alemanha tem sido uma das maiores fornecedoras de armamento à Ucrânia em seu conflito com a Rússia, atrás apenas dos EUA.
Comentar