Ciência e sociedade

Arqueólogos descobrem nos EUA gravuras astronômicas e pinturas de antiga cultura visionária (FOTO)

Arqueólogos da Universidade Jaguelônica, em Cracóvia, anunciaram a descoberta de gravuras astronômicas e pinturas associadas à cultura Pueblo.
Sputnik
A descoberta foi feita no complexo de assentamentos Castle Rock Pueblo, localizado no planalto de Mesa Verde, na fronteira entre os estados do Colorado e Utah, nos EUA, escreve Heritage Daily.
Pesquisas anteriores da área identificaram petróglifos da cultura Pueblo dos séculos XII e XIII e painéis de pedra dos séculos XV e XVII, retratando cenas de caça associadas à tribo Ute.

A cultura Pueblo foi uma das primeiras civilizações norte-americanas nativas que surgiu por volta de 100 d.C., em regiões que abrangem o atual estado de Utah, juntamente com áreas do Arizona, Novo México e Colorado.

A cultura era uma das sociedades pré-colombianas mais avançadas que construía habitações de pedra de vários andares, criava arte rupestre e joias minimamente ornamentadas, além de cerâmicas decoradas com motivos pintados.
Descobertas de petróglifos oferecem avanços na compreensão da cultura Pueblo.
Arqueólogos começaram a explorar vários cânions do complexo de assentamentos Castle Rock Pueblo. A uma altura de 800 metros acima dos assentamentos de penhascos, a equipe encontrou os petróglifos e painéis de rocha que se estendem por quatro quilômetros ao redor do grande planalto.
Desenhos esculpidos nos painéis de rocha são espirais de até um metro de diâmetro, que foram usadas pelo povo Pueblo para observações astronômicas e para determinar os solstícios de verão e inverno, bem como os equinócios de primavera e outono.
Também foram descobertas representações pintadas retratando imagens de guerreiros e xamãs, que, de acordo com os pesquisadores, datam do século III d.C.
Comentar