Panorama internacional

Pentágono: países lançam operação militar no mar Vermelho para 'garantir liberdade de navegação'

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, afirmou nesta segunda-feira (18) em comunicado que Reino Unido, Bahrein, Canadá, França, Itália, Países Baixos, Noruega, Seychelles e Espanha participarão de sua nova operação multinacional no mar Vermelho, em meio a uma onda de ataques de rebeldes houthis.
Sputnik

"A operação Guardião da Prosperidade está reunindo vários países, incluindo Reino Unido, Bahrein, Canadá, França, Itália, Países Baixos, Noruega, Seychelles e Espanha, para abordar conjuntamente os desafios de segurança no sul do mar Vermelho e no golfo de Áden, com o objetivo de garantir a liberdade de navegação a todos os países e reforçar a segurança e a prosperidade regional", diz o comunicado.

Ontem (17) a mídia informou que o Departamento de Defesa dos EUA tinha enviado um grupo de ataque de porta-aviões ao golfo de Áden em resposta aos ataques houthis na região. A ideia é que "alguns países realizarão patrulhas conjuntas, outros fornecerão apoio de inteligência".
Gigantes do comércio marítimo param de navegar pelo mar Vermelho após sequência de ataques houthis
Há dois meses, os houthis estão atacando navios no mar Vermelho em retaliação à operação de Israel na Faixa de Gaza.
Duas das maiores companhias marítimas de contêineres do mundo declararam na semana passada que iriam interromper a navegação nessa rota, após terem navios atacados, segundo a agência Bloomberg.
Comentar