Panorama internacional

Erupção de vulcão na Islândia causa evacuação em massa

Um vulcão na península de Reykjanes, no sudoeste da Islândia, entrou em erupção às 22h desta segunda-feira (18), hora local, após semanas de intensas atividades sísmicas, informou o governo da Islândia.
Sputnik
Foi feita uma evacuação em massa dos residentes na região, ainda segundo o comunicado divulgado pelo Executivo islandês em seu site oficial:
"Esta é a quarta erupção desde 2021 na área e, até agora, é a maior, com uma abertura inicial da fissura de 4 km", diz a nota.
O informe afirma que o fluxo de lava está atualmente entre 100 e 200 metros cúbicos por segundo, bem mais do que em erupções anteriores.
A primeira-ministra da Islândia, Katrin Jakobsdottir, assegurou que as medidas de contenção "estão muito avançadas".
Ruas na cidade de Keflavik são mostradas como fumaça que se espalha com a cor da lava colorindo o céu noturno de laranja devido a uma erupção vulcânica na península de Reykjanes, no oeste da Islândia, em 18 de dezembro de 2023.
A erupção atual ocorre a menos de 20 quilômetros do Aeroporto Internacional Reykjavik-Keflavik, o maior da Islândia, mas a nota pública garante que não há interrupções nos voos.
O Gabinete Meteorológico da Islândia informou em sua conta no X (antigo Twitter) que a erupção começou às 22h17, seguido de uma série de terremotos que começou por volta das 21h00.
A cidade próxima de Grindavik havia sido evacuada na sexta-feira (10), como precaução após vários dias de atividade sísmica. O risco para a infraestrutura energética próxima está sendo avaliado.
Localizada entre as placas tectônicas da Eurásia e da América do Norte, algumas das maiores do planeta, a Islândia é um ponto sísmico e vulcânico, já que as duas placas se movem em direções opostas.
Em meados de novembro, os habitantes de Grindavik tiveram que ser evacuados no meio da noite, devido a tremores e rachaduras nos edifícios.
Ciência e sociedade
Erupção de vulcão em Tonga provocou maior coluna de gases registrada, revela estudo
Nos últimos anos, a península de Reykjanes viu várias erupções em áreas desabitadas. Em março de 2021, fontes de lava entraram em erupção de uma fenda no solo com entre 500 a 750 metros de comprimento no sistema vulcânico de Fagradalsfjall da região.
A atividade vulcânica na área continuou por seis meses naquele ano, levando milhares de islandeses e turistas a visitarem o local. Em agosto de 2022, ocorreu uma erupção de três semanas na mesma área, seguida por outra em julho deste ano.
Comentar