Ethan Hertweck, um ex-fuzileiro naval dos EUA de 21 anos que se tornou mercenário da Califórnia, foi morto enquanto lutava ao lado do regime de Kiev perto de Avdeevka, uma cidade na República Popular de Donetsk (RPD).
O pistoleiro de aluguel dos EUA chegou à Ucrânia em meados de 2023 como instrutor de uma unidade militar privada baseada na Ucrânia chamada Trident Defense Initiative, apenas para posteriormente ser visto lutando como parte do 131º Batalhão de Reconhecimento das Forças Terrestres do país.
Após a escalada do conflito ucraniano em fevereiro de 2022, centenas de mercenários dos EUA e da Europa se juntaram às bandeiras de Kiev, atraídos pela promessa de "dinheiro manchado de sangue", sem se importar com os avisos da Rússia de que os mercenários estrangeiros regressariam para casa em sacos para cadáveres.
Meses depois, os mais sortudos e espertos desses bandidos de aluguel viram a escrita na parede e fugiram para o lugar de onde vieram, enquanto muitos outros encontraram seu fim nas mãos das tropas russas.
O que é realmente a Trident Defense Initiative?
A Trident Defense Initiative (Iniciativa de Defesa Tridente) está oficialmente registrada como uma ONG na Ucrânia, financiada por doações, e que afirma fornecer treinamento médico. No entanto, na realidade, a Trident Defense Initiative fornece principalmente treino tático às tropas ucranianas, de acordo com o seu site oficial.
Em suas redes sociais, o grupo afirma oferecer "treinamento padronizado para mais de 11 mil soldados".
A empresa foi fundada pelo oficial aposentado dos EUA Daniel Ridley, que fala regularmente com meios de comunicação ocidentais, como o The Telegraph. Ele inclusive deu uma entrevista ao United24, um canal de caridade ucraniano criado pelo presidente ucraniano Vladimir Zelensky.
O grupo mercenário está recrutando ativamente novos instrutores, especificamente treinadores de artilharia antitanque para NLAWs, Javelins e RPGs, bem como especialistas em metralhadoras para PKMs e Brownings M2 calibre 50. Eles também procuram tradutores locais na Carcóvia, sugerindo que a empresa está sediada lá.