Ciência e sociedade

NASA compartilha nova FOTO de Urano e seus satélites tirada pelo James Webb

Quando pensamos em Urano, geralmente temos em mente a imagem de uma esfera azul-clara. Afinal, foi essa a primeira imagem do astro, capturada em 1986. Mas o Telescópio Espacial James Webb acaba de nos dar uma perspectiva diferente desse planeta distante.
Sputnik
Usando o espectro infravermelho de luz, invisível ao olho humano e emitido por transferência de calor, o Telescópio Espacial James Webb (JWST, na sigla em inglês) da NASA foi capaz de capturar imagens raramente vistas de Urano e seus arredores.
Na verdade, a imagem publicada faz parte do mesmo conjunto, mas com uma resolução muito superior das publicadas em abril, que só tinham duas cores.
Imagem de Urano, capturada pela câmera de infravermelho do Telescópio Espacial James Webb, mostra setas de bússola, barra de escala e chave colorida para referência
Nove dos 27 satélites conhecidos de Urano também podem ser vistos na foto como esferas brancas e azuis brilhantes.
Tal como os anéis, os satélites orbitam o planeta ao longo do seu equador, que está inclinado 98 graus devido a um enorme impacto planetário no início de sua vida, o qual virou o planeta de lado, dizem os cientistas.

"JWST nos permite observar Urano e Netuno de uma maneira completamente nova, porque nunca tivemos um telescópio desse tamanho que olhe no [espectro] infravermelho", disse Naomi Rowe-Gurney, pesquisadora de pós-doutorado e embaixadora do sistema solar para o telescópio.

Ainda assim, Urano possui calotas polares, visíveis no centro do planeta na foto. Várias tempestades brilhantes também podem ser vistas perto e abaixo da borda sul da calota polar.
A NASA planeja uma missão espacial especializada a Urano em 2030.
Comentar