Ciência e sociedade

Pesquisa sino-brasileira descobre espécie mais completa de pterossauro

Integrante da classe dos pterossauros, os primeiros vertebrados a desenvolverem a capacidade de voar, a mais nova espécie descoberta por cientistas chineses e brasileiros é a mais completa e bem preservada já registrada até o momento.
Sputnik
O estudo sobre o achado foi divulgado nesta quinta-feira (21) na revista científica Scientific Reports e teve a participação de 14 pesquisadores chineses e brasileiros de nove instituições.
"É importante saber que estamos falando de um grupo raro de pterossauros, que tem o Meilifeiling youhao como o membro mais completo. Ele apresenta uma crista craniana acima da enorme janela nasoantorbital (crânio com narinas externas) com uma extensão suave", declarou o paleontólogo e diretor do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Alexander Keller, que coordenou a pesquisa do lado brasileiro.
Pesquisadores brasileiros e chineses anunciam uma nova espécie de dinossauro, o mais completo do grupo Chaoyangopteridae
O nome da nova espécie é uma homenagem aos 20 anos da cooperação sino-brasileira na área da paleontologia: Meilifeilong (lindo dragão voador) youhao (amizade).
Pertencente ao grupo Chaoyangopteridae, viveu no período Cretáceo, no nordeste da China. Desdentado, assim como os demais integrantes do seu grupo, tinha cerca de dois metros de envergadura.
Ciência e sociedade
Fósseis mais antigos de répteis marinhos encontrados no Ártico (FOTO)
O estudo ressalta que os pterossauros compreendem um grupo importante e enigmático de répteis voadores mesozoicos que primeiro desenvolveram o voo ativo entre os vertebrados e preencheram todos os nichos ambientais aéreos por quase 160 milhões de anos.
Vestígios de pterossauros são encontrados em todos os continentes, mas a China se destaca por fornecer vários novos exemplares que revelaram espécies diferentes, destaca o artigo.
Comentar