Militares da Rússia repeliram dez ataques das tropas ucranianas na direção a sul de Donetsk na última semana, contou na sexta-feira (22) o Ministério da Defesa russo.
"As perdas totais das Forças Armadas da Ucrânia nessa direção chegaram a mais de 670 militares, dois tanques, seis veículos blindados de combate, 19 carros e 12 peças de artilharia de campanha", mencionou o ministério, referindo que as ações de sábado (16) a esta sexta-feira (22) na região de Zaporozhie e na República Popular de Donetsk (RPD) contaram com a participação do agrupamento de tropas Vostok (Leste).
Enquanto isso, além de armamentos como um lançador múltiplo de foguetes Himars, as forças russas eliminaram cerca de 2.000 efetivos ucranianos nas direções de Zaporozhie e Donetsk, na RPD e na região de Zaporozhie. O agrupamento de tropas Yug (Sul) participou da ação militar.
Por sua vez, nas direções de Kupyansk, Krasny Liman e Kherson, nas regiões de Carcóvia e Kherson, na República Popular de Lugansk (RPL) e na RPD, as baixas ucranianas na última semana às mãos das forças russas, entre as quais os agrupamentos de tropas Zapad (Oeste) e Tsentr (Centro), atingiram cerca de 2.020 homens.
"Entre 16 e 22 de dezembro, as Forças Armadas da Federação da Rússia realizaram 39 ataques em grupo com armas de precisão guiadas e veículos aéreos não tripulados contra a infraestrutura de aeródromos militares, instalações de controle de voo, estações de combustível, locais de armazenamento de munição de artilharia, armas e equipamentos militares do inimigo", detalhou o Ministério da Defesa.
"Além disso, foram atingidos centros de treinamento e uso de veículos aéreos não tripulados, pontos de controle e implantação de unidades das Forças Armadas da Ucrânia, mercenários estrangeiros e formações nacionalistas. Todas as instalações designadas foram atingidas", adicionou.
A declaração do órgão militar russo destacou ainda que foram abatidos quatro aviões, três helicópteros e 259 drones, além de um míssil do sistema de longo alcance ATACMS, 30 foguetes Himars, Uragan e Olkha, e três bombas aéreas guiadas JDAM.