Panorama internacional

Economistas alemães querem criar novo imposto para financiar a Ucrânia

Monika Schnitzer, presidente do Conselho Alemão de Especialistas Econômicos (GCEE, na sigla em inglês), propôs que o governo tribute ainda mais o rendimento dos cidadãos para fornecer ajuda militar à Ucrânia como forma de compensar pela perda de financiamento de outros países ocidentais.
Sputnik
Uma "sobretaxa de solidariedade" cobrada além do imposto de renda existente ajudaria a atender às necessidades financeiras urgentes de Kiev, disse ela, alegando que "eventos especiais exigem medidas especiais".
O GCEE é um conselho consultivo composto por cinco economistas alemães. Sua função é aconselhar e avaliar as políticas econômicas do governo da Alemanha. Seus membros, apelidados pela mídia do país de "Os Cinco Sábios", são nomeados pelo governo e associações patronais e trabalhistas para mandatos de cinco anos.
O conselho de Schnitzer veio poucos dias após o ministro da Economia e vice-chanceler Robert Habeck anunciar que a Alemanha teria que assumir mais responsabilidades frente a diminuição do apoio ocidental a Kiev.
A economista reconheceu que a medida não seria popular, mas insistiu na sua urgência, argumentando que "no final das contas, nossa liberdade também está em jogo". A sugestão do GCEE, que no mês passado já advogou pelo aumento da idade de aposentadoria , vem também em meio a uma grande queda de popularidade de Scholz e sua coalizão parlamentar.
Panorama internacional
Alemanha está em estado de emergência, diz governador da Baviera
Comentar