Panorama internacional

Oito caças e balão da China se aproximaram de Taiwan, relata Taipé

O Ministério da Defesa Nacional de Taiwan destacou em particular que oito aeronaves J-10, J-11 e J-16 da China cruzaram a linha mediana do estreito de Taiwan e foram acompanhadas por forças taiwanesas.
Sputnik
O Ministério da Defesa Nacional de Taiwan comunicou no domingo (24) ter detectado nas últimas 24 horas oito caças chineses cruzando a linha mediana do estreito de Taiwan, e um balão chinês.
O ministério disse que caças chineses cruzaram a linha mediana em pontos ao norte e no centro do estreito.
Taiwan enviou suas próprias forças para monitorar a situação, disse o órgão militar.
O ministério também relatou a presença de outro balão chinês no estreito de Taiwan, o mais recente de uma série de balões que, de acordo com Taipé, provavelmente servem para monitorar o clima.
'Dragão vigoroso': caça J-10 da China pode ser trunfo contra EUA e Taiwan
Segundo a pasta taiwanesa, o balão foi visto após cruzar a linha mediana no final da manhã de sábado (23), 180 km a noroeste da cidade portuária de Keelung, no norte de Taiwan, a uma altitude de aproximadamente 6.100 metros.
O balão se dirigiu para o leste e desapareceu cerca de uma hora depois, acrescentou.
A linha mediana já serviu como uma barreira não oficial entre os dois lados, mas os aviões chineses agora a sobrevoam regularmente.
A China reivindica Taiwan como um território parte do país, e tem intensificado suas atividades militares junto da ilha desde que Nancy Pelosi, ex-presidente da Câmara dos EUA (2019-2022), visitou a ilha autogovernada e provocou uma série de semelhantes visitas por altas figuras norte-americanas e de outros países ocidentais.
Comentar