Panorama internacional

'Fachada da unidade quebrada': conflito na Ucrânia revela descrédito do poder da OTAN, diz diplomata

Os fracassos ocidentais no conflito com a Rússia na Ucrânia conduziram a uma divisão dentro da OTAN, declarou o diplomata e ex-secretário adjunto de Defesa e Segurança Internacional dos EUA Chas Freeman em entrevista ao canal Dialogue works no YouTube.
Sputnik
"A fachada da unidade da OTAN que existia anteriormente foi quebrada. Agora alguns membros da OTAN rejeitam abertamente a ideia de continuar este conflito [na Ucrânia]", disse o ex-diplomata.
Freeman sugeriu que a destruição das "melhores armas" da OTAN pela Rússia desacreditou as capacidades militares da Aliança Atlântica.

O ex-conselheiro do Pentágono acrescentou que o Ocidente não conseguiu isolar a Rússia na arena internacional. Segundo ele, a maioria dos países do mundo não apoia o rumo dos EUA e seus aliados para um confronto com Moscou.

Panorama internacional
Analista: discurso do chefe da OTAN sobre forças russas 'prepara Ocidente para derrota da Ucrânia'
Além disso, as sanções ocidentais não só não conseguiram enfraquecer a Rússia, mas também tornaram sua economia mais poderosa, diz o especialista. Freeman destacou que as restrições só atingiram países como a Alemanha, que perdeu o acesso ao combustível russo.
Comentar