A Corporação Aeronáutica Unida (OAK, na sigla em russo) da Rússia comentou sobre o desempenho da empresa no ano que passou, bem como o cumprimento dos contratos federais assinados com o Ministério da Defesa da Rússia.
Su-57
O número de pedidos de aeronaves Su-57 de quinta geração feitos pelas Forças Aeroespaciais russas dobrou em 2023. Todos os contratos foram implementados integralmente.
"Cumprimos os contratos de aquisição de defesa. Nos termos dos contratos, as coisas correram conforme programado; tudo foi entregue no prazo, em alguns casos até antes do planejado [...]. O número de pedidos aumentou em todas as fábricas, para algumas delas — bastante significativamente. Quando se trata da nova aeronave Su-57, o número na verdade dobrou. É uma aeronave complexa. Trabalhar nela foi uma honra", disse o diretor geral da OAK, Yuri Slyusar, à Sputnik.
De acordo com o executivo, este ano o Ministério da Defesa da Rússia recebeu todas as aeronaves encomendadas e "ainda há mais encomendas" chegando em 2024.
O Su-57 é um caça multifuncional de quinta geração. Foi criado usando recursos de baixa visibilidade e eletrônica avançada. Este veículo de combate é capaz de transportar armas na fuselagem. A aeronave também possui velocidade de cruzeiro supersônica e é capaz de manobrar mesmo com alta sobrecarga.
As entregas em série desses caças começaram em 2022. De acordo com o programa estatal atual, as Forças Aeroespaciais da Rússia devem receber 76 Su-57 antes de 2027.
Il-76
Em 2023, a OAK também entregou seis Il-76 ao Ministério da Defesa, todos montados na fábrica de aeronaves Aviastar-SP com sede em Ulianovsk. Além disso, a empresa planeja aumentar a produção de aeronaves para 18 anualmente, acrescentou Slyusar.
"O Ministério da Defesa exigirá um grande número dessas aeronaves nos próximos anos. O plano é fabricar 18 delas por ano em Ulianovsk. Este ano fabricamos seis, isso significa alguma coisa", disse ele.
Segundo o responsável da empresa, o Il-76 é essencial quando se trata de logística e entregas em operações militares especiais.
Slyusar destacou que o processo de fabricação era realizado anteriormente em Tashkent, no Uzbequistão. As aeronaves montadas em Ulianovsk receberam 70 novos sistemas de construção, novos motores e novos equipamentos de bordo.
O diretor-geral elogiou a fábrica de Ulianovsk por ter conseguido fabricar seis Il-76, uma vez que a instalação geriu com sucesso a produção completa de equipamentos em série, algo em que não estava envolvida anteriormente.
"A fábrica teve que intensificar a produção, voltar ao jogo e se juntar à [chamada] família de fábricas em série [...]. Entregar seis aeronaves ao Ministério da Defesa é um trabalho considerável, e por isso estamos gratos", destacou Slyusar.
SJ-100
O primeiro vôo da aeronave SJ-100 com motor doméstico PD-8 vai ocorrer no início de 2024, acrescentou Slyusar. O executivo da OAK também compartilhou alguns detalhes sobre o voo antecipado do avião doméstico SJ-100 da Rússia, equipado com o novo motor PD-8.
"Nosso protótipo de aeronave já está com os motores totalmente instalados. Estamos iniciando os testes de solo assim que conseguirmos a licença. Acredito que isso poderá acontecer nos próximos dias [antes das férias de inverno do Hemisfério Norte]. Esperamos realizar o primeiro voo já no início de 2024", observou ele.