Um homem considerado um dos maiores narcotraficantes do Uruguai foi preso pela Polícia Federal (PF) em Foz do Iguaçu, município paranaense que faz fronteira com a Argentina e o Paraguai.
De acordo com a mídia, o preso é foragido da Justiça paraguaia, onde teve prisão preventiva decretada no ano passado por tráfico de drogas, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
Segundo a PF, o narcotraficante é irmão do homem mais procurado pela Justiça do Uruguai, por tráfico internacional de drogas, e atuava como intermediário deste em constantes viagens da Bolívia para o Paraguai a fim de garantir as transações ilícitas e os pagamentos necessários a organizações criminosas fornecedoras de drogas.
A Polícia Federal chegou ao criminoso após investigações apontarem que ele estava no Brasil para acompanhar o nascimento de seu filho. Ele foi preso em um condomínio na cidade paranaense.
O preso integrava, segundo as investigações, o grupo criminoso Primer Cartel Uruguayo. Segundo a polícia paraguaia, ele era visto como peça-chave no envio de entorpecentes da América do Sul à Europa.
A ação da Polícia Federal foi comentada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, em seu perfil na rede social X. O ministro ressaltou o trabalho da PF ao prender "um dos maiores narcotraficantes do Uruguai".
Segundo o portal UOL, o preso é Diego Nicolás Marset Alba, irmão de Sebastián Marset, que é membro da mesma facção criminosa.