A fabricante chinesa BYD está prestes a ultrapassar a Tesla como a maior vendedora global de veículos elétricos, escreveu na quarta-feira (27) a agência norte-americana Bloomberg.
Essa mudança, que provavelmente ocorrerá no trimestre atual, marca um momento crucial no mercado de veículos elétricos e reforça o papel crescente da China no setor automotivo mundial, aponta a mídia norte-americana.
A China atualmente compete com o Japão pela liderança nas exportações de carros de passeio, com ambos os países detendo uma proporção do mercado semelhante. Do lado chinês, empresas como a BYD e a SAIC Motor Corp. estão fazendo avanços significativos nesse campo.
Bridget McCarthy, chefe de operações chinês do fundo de hedge Snow Bull Capital, com sede em Shenzhen, China, declarou que "o cenário competitivo do setor automotivo mudou".
"Não se trata mais do tamanho e do legado das empresas automotivas, trata-se da velocidade com que elas podem inovar e iterar", disse.
A BYD de Wang Chuanfu, bilionário fundador da empresa, se prepara para introduzir seus veículos elétricos de terceira geração, com tecnologia mais avançada, e enfrenta a crescente concorrência de outras empresas chinesas, como a Huawei e a Xiaomi.
"Quando você se torna o número um, o mandato muda repentinamente. Você terá que se redefinir, terá que encontrar uma maneira de se superar", sugeriu Yuqian Ding, diretor de automóveis da China na HSBC Qianhai Securities Ltd.